Ligue o radio(ou TV) em ruído branco.

  1. Utilize-se de dois telefones, pode ser o analógico e o digital ou dois digitais sendo que um deles deve, necessariamente, ter o recurso de viva voz.
  2. Ligue de um telefone para o outro.
  3. Ao atender, coloque o telefone ( o que não for usar o viva voz) encostado perto da saída do alto falante do radio.
  4. Habilite o viva voz do outro telefone, não esqueça de testar se o viva voz está funcionando.
  5. Percebe-se que do VIVA VOZ  sai o sinal emitido do radio pelo outro telefone.
  6. Coloque o aparelho que está com o VIVA VOZ ligado em outro cômodo.
  7. Coloque o gravador  perto do telefone VIVA VOZ e grave , cuidado para que não tenha interferência por microfonia ( quando um aparelho está muito próximo do outro).
  8. Deixe gravando por  5 min. , de preferência , fique monitorando a gravação caso ouça alguma voz.
  9. Observe o fenômeno.

 

OBS:

       Tente várias modalidades, como acompanhar apenas a gravação depois ao escutar  ou “in loco”. Ou ainda ficar aumentando e diminuindo devagar o som do rádio para observar os picos crescentes e decrescentes do som no viva voz

 Esse é um fenômeno muito semelhante ao que resulta do processo de filmar a tela da TV ou sobrepor duas ou mais fontes de ruído branco e gravar o resultado. Em todos estes casos há interferência entre as ondas eletromagnéticas, luminosas ou sonoras. As pessoas que estudam o fenômeno EVP geralmente usam mais de uma fonte justamente porque descobriram que isso, por alguma razão que não está esclarecida, as vozes se manifestariam com mais facilidade.

        A intermodulação é um tipo de interferência, porém de segunda ordem, mais complexa, pois já não se trata da simples interação de duas ondas de espectro simples, porém de duas ondas moduladas que interferem. As ondas moduladas são aquelas, por exemplo, transmitidas por estações de rádio AM e FM, TV, telefones sem fio, celulares e radioamadores, e elas contêm uma frequência fixa, mais alta, somada a uma frequência variável, mais baixa.

        Para ficar claro, vamos pegar o exemplo de uma rádio AM que transmite em 600 kHz (Rádio Gaúcha) a apresentação de uma orquestra. Num determinado momento, por suposição, apenas uma nota musical LÁ (432Hz) é tocada. Os equipamentos da rádio juntam os 600kHz com os 432Hz, gerando uma onda modulada em amplitude (AM). Na antena continua existindo os 600kHz, porém sua amplitude muda a uma taxa de 432 vezes por segundo. Essa onda modulada, por sua vez, pode interagir com outra onda modulada (de outra rádio) gerando a intermodulação.

       No caso deste experimento, há várias frequências envolvidas. O rádio a válvulas estava sintonizado em determinada frequência, modulada por ruído branco, o telefone sem fio, por sua vez, recebia este ruído branco e produzia uma onda eletromagnética de HF, VHF ou UHF, conforme o modelo do aparelho, para transmitir esse ruído branco até a base. A base o injetava na rede telefônica fixa, que seguia até uma antena de telefonia celular nas proximidades de sua casa, onde era modulado digitalmente entre 380 e 1900 MHz, conforme a banda da rede. Esse somatório de modulações terminou em interferência, gerando a intermodulação que ouvimos. Dependendo das frequências envolvidas o som da intermodulação é semelhante ao som que se ouve em um ambiente com numerosas pessoas falando simultaneamente.

         Uma experiência semelhante pode ser feita com dois radioamadores falando em SSB em frequências idênticas ou próximas. Um terceiro radioamador que estiver apenas ouvindo perceberá a intermodulação.

(Dados fornecidos por Dr. João R. Filho)

Suely Raimundo

Coordenadora Rede TCI Brasil

Fonte: http://redetcibrasil.net/forum/tecnicas-e-equipamentos/metodo-do-telefone-passo-a-passo/

OBS: A Transcomunicação Instrumental não é uma brincadeira. É importante salientar de que a pesquisa é fundamentada em obras fidedignas e com objetivos e propósitos corretos. Assim blindamos o canal para que se evite o máximo de perturbações e espíritos equivocados em seus propósitos  que acabam por interferirem os transcontatos e deturpando as pesquisas sérias .

Postado por Rafaela Respeita, em 05/11/13, na Rede Espirit Book