Forte terremoto provoca dezenas de mortes no México …

Um forte terremoto de magnitude 7,1 provocou dezenas de mortes no México nesta terça-feira, dia que marca justamente o 32º aniversário do devastador terremoto de 1985 que provocou milhares de mortes.  O abalo desta terça atingiu a capital, de 20 milhões de habitantes e o sul do país. Na Cidade do México, provocou pânico, levou ao esvaziamento de prédios e casas e levou as pessoas a se aglomerarem pelas ruas.

Segundo a imprensa local, ao menos cinco pessoas morreram no estado de Puebla. Alfredo Del Mazo, governador do Estado do México, onde fica a capital, confirmou duas mortes nessa região. Ainda mais alarmante é a situação no estado de Morelos, com 42 mortes, segundo o governador Graco Ramírez.

Ao menos 20 prédios caíram ou ficaram seriamente danificados, infmorou o prefeito da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, em entrevista à Televisa. Segundo Mancera, há relatos de pessoas presas nos escombros de edifícios que ruíram, mas ainda não há um número exato de vítimas. 

Acompanhe em tempo real a situação no México

O tremor ocorreu apenas algumas horas depois de muitos participarem de treinamentos sobre terremotos em todo o país no aniversário do sismo de 1985. 

Milhares de pessoas a abandonarem edifícios empresariais e deixou o trânsito parado no centro da Cidade do México. Imagens divulgadas pela mídia mexicana e em redes sociais mostram prédios danificados e ruindo e ruas cobertas de escombros. Partes da cidade ficaram sem energia elétrica e sinal de telefone.

O aeroporto internacional da Cidade do México comunicou a suspensão de suas atividades até que sejam concluídas verificações em sua infraestrutura. Não ficou claro quantos voos foram afetados.

RONALDO SCHEMIDT/AFP/Getty Images RONALDO SCHEMIDT/AFP/Getty Images

O terremoto aconteceu 8 km a sudeste de Atencingo, no Estado central de Puebla, a uma profundidade de 51 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Imagens de televisão mostraram pessoas sendo retiradas dos escritórios nas principais cidades. Testemunhas disseram que havia cenas de pânico e pessoas choravam nas ruas depois de deixar suas casas.

Um poderoso terremoto de magnitude 8,1 atingiu o México no início deste mês, matando pelo menos 98 pessoas.

 

Nosso comentário: infelizmente, a grande imprensa ainda não teve coragem de divulgar a verdade em relação a estes cataclismos naturais, mas orientados por uma força divina. Com a maioria já sabe ou devia saber que nada acontece por acaso. Se, portanto, nada acontece por acaso, é porque deve haver algo por detrás destas circunstâncias. Deus, infinitamente bom e caridoso, jamais iria condescender uma tragédia para uns e um bem estar para outros. Então essas “tragédias” são de proveniência divina, sim, mas inseridas no contexto da lei natural de “ação e reação”,  “causa e efeito”, ou mais popularmente conhecida a condição kármica. É isso que deveria ser passado para o comum dos mortais, mas, ao invés, enchem a cabeça com palavreados científicos que nada resolvem. Até quando viveremos na ignorância?…

Alberto Maçorano

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *